Marketing know how importado

Victor Zinn 24/11/2020 12:05

Marketing Know How importado

O Remédio para um, pode ser veneno para outro!

Nem tudo que é dito como eficiente ou correto no mundo do Marketing, se aplica cegamente, cada região e País possuem suas particularidades.

Olá Amigos Empresários...

O Tópico de hoje é bem simples, pode até aparentar um tiro no pé, mas na sequencia desenrolo um pouco o assunto.

Vejo muitas pessoas conduzindo projetos (de empresas e para pessoas) com um conhecimento importado “não que esteja errado”, mas me refiro a dar o famoso Ctrl C + Ctrl V, e logo imaginam o sucesso que possa estar logo a frente, amigos...

Cada caso é um caso, Cada setor, cada nicho, cada empresa, cada negócio, cada Pessoa, Cada Região, Cada País tem suas características de consumo.

 

Existem muitos planos de Marketing prontos a venda na internet ( PDF, BOOKs, VÍDEOS, e ai vai... )

Não estou querendo desabonar, mas é em relação como tu vais interpretar para a tua realidade!

Hora vamos a exemplos mais catedráticos, digamos assim... o CERNE!

 

Michael Porter, Professor de Harvard Business, criador das 5 forças de Porter

BILL BERNBACH: O CRIADOR DO POSICIONAMENTO

Philip Kotler: Professor na Kellogg school “Universidade específica para Marketing e Branding” e também palestrante

David A. Aaker: professor e outro Baita Gigante digo até o precursor na área de Branding, como dizemos aqui no sul, baita Galo Cinza!

E muitos outros autores, professores e palestrantes, mas são renomados? Sim e como, praticamente os criadores da esfera do Marketing.

Mas o que eu quero colocar aqui é que na verdade não existe nada pronto, existe sim direções “que precisam ser calculadas de acordo com cada característica.

Exemplos:

Franquias...

Vamos supor que eu tenha uma franquia de Chimarródromo ( Obs: existe um destes em São Gabriel-RS e é publico, kkkkk, mas continuando... vamos supor e eu tenha o Lide futura possibilidade de negócio em Fortaleza-CE e este Lide queira se tornar franqueado, posso vender??

Olha, por mais que eu ame Marketing e todo negócio necessita para poder promover vendas, ai tocaria no ponto de integridade, não precisa nem ter o 2º grau para saber que este negócio não vai prosperar...

Exemplo contrário:

Uma Franquia ou negócio digamos assim, para não ficar somente na esfera de franqueabilidade, um negócio de Acarajé, vou colocar aqui no Sul? vai dar certo? Provavelmente não!!!!

Mas sabe jovens empreendedores o que acontece aqui?? Em comprar uma empresa, franquias, e negócios “com culturas diferentes” e as referidas aquisições não do certo?

Vaidade, Ego, achismo... ahh mas meu sonho é fabricar Corda de violino com Crina de Cavalo!

Ok perfeito.

Mas... qual o teu publico? Onde ele se encontra? Qual é o poder aquisitivo dele? Ele pode pagar o que tua empresa irá pedir? e teus fornecedores? quem tu vai contratar tem habilidade? bancos? vai precisar de giro? ( famosos Stakeholders ) em uma linguagem mais corporativa.

 

Enfim, para não prolongar, existem conceitos, teorias, probabilidades, sim existem, mas tudo tem que ser moldado, dentro da característica do SEU negócio, na SUA cidade ou da cidade que este teu negócio irá atuar, classes sociais, estilos de Vida e um leque de coisas que devem ser consideradas.

Ahhhhh, mas o Markt Share?

Meu querido se teu negócio nem ultrapassou o teu Estado, aliás tua cidade, esquece de participação de fatia do mercado, não adianta falar bonito e teu negócio estar em cima de uma esteira, só anda mas não vai a lugar nenhum! A não ser que tu tenhas uma Coca-Cola da Vida Brigando de facão com uma Pepsi,ai é outros 500... ou Brigas pelo pário do mercado automotivo como Fiat Chrysler Automóveis, General Motors, Ford Motor Company, Hyundai-Kia ai sim te preocupa com isto, ok?

 

Se tiveres com necessidade de ampliar tuas vendas e tiver ação para isto, parabéns! Mas cuidado nada é pronto!

 

Victor Zinn

Consultoria em Marketing, marketing, gestão de marketing